MENSAGEM DA COORDENADORA PEDAGÓGICA


POR QUE SER PROFESSOR (A)?

Esta é uma pergunta que não deve calar na "alma" daqueles que assim como eu estão no exercício do magistério. vejamos o que dizem alguns profissionais:
-Alves (apud BENCINI, 2001) afirma que o principal motivo para ser professor é “Amar as crianças e querer tê-las como companheiras.”
-
“A educação é a prática mais humana, considerando-se a profundidade e a amplitude de sua influência na existência dos homens” (GADOTTI, 1993, p. 13).
-
Perrenoud (apud BENCINI 2001) motiva a escolha desta profissão com esta afirmação: “Transmitir conhecimento é uma honra, um dever”.
-
Segundo Freire (apud BENCINI 2001) a dimensão política da profissão é o maior motivo para escolhê-la: “A certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”.

-Gardner (apud BENCINI, 2001) acredita que um motivo importante para ser professor é a oportunidade de “aprimorar-se a cada dia mais e mais a cada dia”.
Mediante estas e milhares de outras respostas que podemos encontrar é preciso "pararmos" a todo tempo para encontrarmos também nossas respostas.
Qual a razão que me levou a ser professor (a)?
Como vejo meu trabalho hoje, mediante os inúmeros desafios impostos pela sociedade?
As minhas conquistas tem sido maiores que meus desafios?
Ja sei o que realmente preciso fazer enquanto educador?
Quais fatores nos influenciam a continuarmos nesta profissão?
Nos tornamos profissionais competentes a partir do momento em que nos tornamos capazes de refletir sobre nossa  profissão de modo a produzir conhecimento, a fim de que nossa atividade se torne cada vez mais estimulante e gratificante, impedindo a massificação e a burocratização do nosso trabalho. Isto, gradativamente nos levará a lutar por um mundo melhor. Em se tratando da nossa profissão, esta reflexão e ressignificação faz-se necessária diariamente, uma vez que lidamos com a formação humana, no pleno desenvolvimento de sua personalidade.
Que nós, ''Família Mário Ciro'', sejamos capazes de refletir e autoavaliar nossa missão para com todas as criançãs que estão sob nossa responsabilidade.

CARINHOSAMENTE
COORDENADORA MARINAURA BELINO DE OLIVEIRA.
Texto baseado na leitura de um trabalho de pesquisa do site webartigos.com