quarta-feira, 6 de julho de 2011

PROJETO GALINHA RUIVA - REALIZADO PELA PROFESSORA AMÉLIA PRÉ III A e B.

Justificativa:

Na Educação Infantil os conteúdos devem ser voltados para o lúdico, para que aconteça um aprendizado significativo. Sabe-se que não basta contar a história e falar a moral ou ouvir uma música e dançar para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito. È de grande importância que as crianças vivenciem algumas situações onde o trabalho em grupo e a colaboração estaria presente, devido a isso resolvi montar um projeto de acordo com a história da galinha ruiva e a música da galinha pintadinha.
 Este projeto poderá ser trabalhado por um mês ou mais.Estimular à criatividade, a imaginação, a fantasia, a escrita e a leitura.
Ø       Exteriorizar emoções e sentimentos.
Ø       Expressar idéias e opiniões com espontaneidade.
Ø       Incentivar o trabalho coletivo.
Ø       Ampliar e explorar o vocabulário.
Ø       Contribuir para a organização do pensamento.
Ø       Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
Ø       Promover a socialização e a interação.
Ø       Desenvolver a interpretação de texto por meio da história e da música.
Ø      Desenvolver a coordenação motora e a coordenação visual.
Ø       Estimular a expressão oral.








RECURSOS:
HUMANOS:
ØAlunos e sua família
ØProfessores
ØCoordenadora e diretora
ØGuarda da escola
ØCozinheiras
ØMonitoras
ØZeladoras
ØCostureira

MATERIAIS:
ØLuvas cirúrgicas
ØGarrafas peti
ØOvos
ØGrãos de milho para o plantio.
ØBandeja de papelão.
ØMilho verde ( espigas)
ØMilho de pipoca
ØIngredientes para o bolo de milho.
ØPapel crepom, papel dobradura, papel cartão e cartolina.
ØSala de vídeo ( Filme: A fuga das galinhas).
ØTintas guache.
ØAtividades imprimidas.
ØSom (Músicas).


DESENVOLVIMENTO
O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Concentra-se aqui a íntima relação entre o contar histórias e a oralidade.
Segundo Leo Costa, 2007 o contar histórias têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada. Sendo de extrema importância a caracterização para melhor entendimento da história contada.
 A história da Galinha Ruiva deve ser contada de preferência com fantoches ou encenando em forma de teatro.
 Aqui está a bela história.
A GALINHA RUIVA
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
CONTEI A HISTÓRIA USANDO DEDOCHES E UM TAPETE SIMBOLIZANDO A FAZENDA. VEJA

 
ALGUMAS ATIVIDADES QUE  EU MINISTREI COM MINHAS DUAS TURMINHAS, PRÉ III A e PRÉ III B ATRAVÉS DA HISTÓRIA ACIMA.
ØConhecer os personagens que compõem a história da galinha ruiva e da galinha pintadinha, nomes, alimentação, moradia, reprodução. Poderá trabalhar cada dia com um animal. Envolvendo outras músicas.
ØConhecer outras versões da mesma história e da música.
ØObservar as principais características da galinha, aprender mais sobre o comportamento dos animais e também como nascem os pintinhos.
ØOs alunos poderão "assinar" um termo de compromisso, no qual se prontificam a realizar pequenas tarefas que facilitariam o  convívio em grupo.
ØTrabalhar valores como colaboração e responsabilidade.
ØAprender a ajudar os amigos e a dividir as tarefas e materiais escolares (trabalhamos em equipe, ajudando um ao outro).
ØDepois de ter contado a história da galinha ruiva, fazer uma roda de conversas para falar sobre o que diz na história ( preguiça), porque galinhas comem milho? Questionar: e vocês gostam de comer milho?... Usei uma galinha feita de garrafa peti para chamar a atenção deles, falamos tudo sobre as galinhas, parte do corpo, alimentação e moradia..Usar a criatividade para enfeitar o milho que a galinha ruiva fez o bolo (papel crepom) e a escrita da palavra MILHO 
ØTrabalhar no caderno, com a receita: BOLO DE MILHO, circular as vogais e fazer um traço debaixo dos números.
ØConfecção dos personagens da história da galinha ruiva com massinha de modelar, montar um lindo cenário;
          MONTANDO O CENÁRIO COM MASSA DE MODELAR: 
    
   
Culinária
ØTrabalhar a receita do bolo. ( vogais e números)
ØPreparamos um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história da galinha ruiva.
Não esquecer de trabalhar com antecedência os ingredientes do bolo.
ØPerguntei aos meus alunos no inicio do projeto: Vamos fazer o bolo da Galinha ruiva, a resposta da
turma do Pré III foi: Oba, vamos, eu também professora. Ficaram todos entusiasmados.
          
ØImitar como as galinhas fazem (ciscam o chão, bate as asas, botam ovos, comem milho...)
ØDiálogo entre alunos e professora (saber a hora de ouvir e de falar). Recortar as partes do
corpo da galinha e colar no balão.
ØRecorte e colagem da palavra BOLO. Qual é a vogal que aparece 2 vezes? Desenhar o bolo
da galinha ruiva no caderno de desenho.                    
ØTrabalhar a escrita do nome dos personagens.
ØDesenhos livres.
ØCaça-palavra.
ØCruzadinha dos nomes dos animais.
ØAnimal maior e menor.
ØQuebra-cabeça da galinha ruiva e da galinha pintadinha.
ØLembrancinha montada com sucatas.
ØRecorte e colagem de animais parecidos com  da história e da música.
ØDOBRADURA DO PAVÃO  (Fazer com os alunos).
 ØColar a música da galinha pintadinha no caderno dos alunos, deverão circular a palavra
 GALINHA e todas as vogais  e cantar ( ouvir no som).
Saúde e qualidade de vida
ØA hora do lanche é de extrema importância, pois é o momento em que repomos a nossa energia. E
assim como a Galinha Ruiva gosta de comer milho, os alunos da Educação Infantil também tem as suas
preferências. Enfatizar a importância de se alimentar na hora certa e com alimentos saudáveis.
Ø passar dvd´s e músicas que mostram a importância de uma alimentação saudável e na hora certa.
Ø  Falar sobre OVO que a galinha pintadinha e a galinha ruiva botam..., para que serve vitaminas, de
onde vem, quando chocado nascem pintinhos, trabalhar a palavra OVO, desenho do ovo para enfeitar
com papel crepom branco, no final distribuir ovos cozido para a turma saborear.
ØFalamos sobre as vitaminas que tem no milho.
ØCozinhar milho, explicar o processo que é para o milho ficar bem cozido (deverá ser
cozido na cozinha), distribuir para os alunos comerem, não esquecer da água com sal.
Os alunos ajudaram em todo processo até mesmo tirar a palha do milho aprenderam a importância da cooperação)  - Hora de saborear:
ØPor meio de movimentos, as crianças são capazes de simular situações, trabalhando, além da
coordenação motora global, o tão importante jogo simbólico.
Ø Representar os personagens e interpretar a história é muito valioso. ( Fazer os gestos, imitar as
vozes e som que os personagens fazem).
Ø A Galinha Ruiva ficou triste com os amigos e depois ficou feliz com o lindo bolo que fez junto
com os seus pintinhos... Que expressões costumamos utilizar para expressar nossos sentimentos?
Percepção sensorial
Ø Experimentamos texturas diversas.
ØConfecção do ovo da Galinha Ruiva e da galinha pintadinha com papel crepom e embrulhado com
celofane ou tnt.

USANDO A CRIATIVIDADE PARA CONFECCIONAR:
Galinha pintadinha de garrafa pet e Galinha Ruiva de luva cirúrgica :
    
Alunos confeccionando os pintinhos da galinha pintadinha:

 confeccionando os pintinhos da galinha ruiva- (lembrancinha da professora)
ØFizemos a máscara da galinha ruiva feita de papel cartão, riscada por mim e cortada por eles.

OUTRAS MÚSICAS QUE PODEM SER TRABALHADAS NO PROJETO.
A GALINHA PINTADINHA, A GALINHA MAGRICELA E A GALINHA DO VIZINHO.
Assim como a Galinha Ruiva e a Galinha Pintadinha tem suas músicas preferidas, o Pré III também criou
a sua própria caixinha de música.

Registro e Texto coletivo painel contruido com as crianças:


Plantação de Milho
Fazer uma roda no chão da sala de aula e sentar com os alunos,  fazer um resgate sobre o que foi
apresentado na história “A Galinha Ruiva” (resgatando os diálogos onde a galinha descrevia todo o
processo para a fabricação do bolo).  As crianças foram estimuladas através de questionamentos como:
De onde vem o milho que a Galinha Ruiva comia? De onde vem as plantas? Como as plantas
crescem? A seguir foram apresentadas às crianças espigas de milho e milho pipoca. Foi explicado para
as crianças que além de servir de alimento os grãos eram responsáveis também pelo surgimento de uma
nova planta de milho. Elas foram sensibilizadas da importância das plantas e do porque de não arrancá
las. A seguir foi explicada a importância do sol e da água para o crescimento das plantas. Após esse
diálogo as crianças foram questionadas sobre o que acontece se arrancarmos as folhas de uma planta ou
a própria plantinha.

Explicar para os alunos que iremos plantar alguns grãos de milho em uma bandeja, lembrando que para
que os grãos brotem precisam de luz solar, água e terra. Acompanhar todo o ciclo da planta, ( aguar
sempre que precisar) Além disso, incentivar as crianças a ter cuidado com as plantas.

 PROCESSO DO CRESCIMENTO DA PLANTINHA.
Ao longo de duas semanas de observação e registro, as crianças puderam comprovar a germinação das
sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinaram recebendo luz e água, vivenciando a
experiência realizada.


APRESENTAÇÃO DO TEATRO
As turminhas do Pré III A e B apresentaram a história da galinha ruiva para toda a escola e no final
dançaram e cantaram ao som da galinha pintadinha.

AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
ØObservando a participação, interesse e entusiasmo dos alunos.
ØResolução de dúvidas.
ØAvaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção das galinhas, pintinhos e
também das atividades no caderno.
ØObservando as mudanças comportamentais.
ØCulminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
ØApresentação da história da Galinha ruiva em forma de teatro para todos da escola assistir,
finalizando com a música da galinha pintadinha.
FONTES PESQUISADAS:
www.projetospedagogicosdinamicos.com.br
www.projetoseducativos.com.br
 BJOCAS...ATÉ A PRÓXIMA!

Um comentário:

  1. Amei seu trabalho....uau!!!nota 10!!!!Também trabalho com projetos....e essa é a minha favorita....seria bom se compartilhassemos idéias...pois tenho muitas atividades diferenciadas e muito atrativas para as crianças...um abraço...Prof.Aida Paiva

    ResponderExcluir